top of page

Design e os 5 sentidos

  • kemperlito
  • Mar 10, 2021
  • 2 min read

Updated: Mar 25, 2021

Nós estamos em constante contato com todos os nossos sentidos, sendo eles os responsáveis pela maneira que interpretamos o mundo. Se isto é verdade, porque um projeto de design não deveria levar em conta todos eles?


Ainda hoje, o designer é tratado como um profissional diretamente ligado à área visual. Todo designer já passou por uma situação onde teve que explicar para amigos ou parentes como seu trabalho não se resume em desenhar ou deixar algo "bonito". Possivelmente, isso ocorre porque o termo "Design" surge do termo em inglês "design", que pode significar tanto "desenhar", quanto "projetar".


Entretanto, esta não é a única razão para ocorrer esta confusão. Nós, seres humanos, vivemos a partir de uma perspectiva muito ligada a visão, é o principal fonte que utilizamos para sentir o mundo a nossa volta e registrar informações. Por isso, quando projetamos, muitas vezes nos atentamos unicamente a estética visual de um produto, sem pensarmos como as outras características influenciarão a experiência do usuário.


Esta questão pode parecer trivial, mas faz toda a diferença na maneira que uma pessoa registra uma experiência. Eu gosto muito de jogos e animações, mas não é só o que estou vendo na tela que me impressiona. É a sinfonia sonora que carrega as emoções de uma cena; é a sensação de todos os pelos do braço se arrepiarem em um momento de tirar o folego; são as lagrimas escorrendo dos olhos e o respirar fundo que trás todos os cheiros a cena.


Mesmo em mídias sensorialmente limitadas, como uma animação, podemos ver o esforço das empresas em estimular outras sensações em nossos cérebros. Um exemplo é o filme Soul, cujas críticas ressaltaram a alta qualidade de animação, que era capaz de reproduzir em detalhes as texturas dos materiais presentes no filme.


Porém, esta atenção não foi dada só para exibir as capacidades técnicas do estúdio, o longa fala sobre o êxtase que é a vida, ou melhor, os sentidos que estimulam a vida. Com isso em mente, para transmitir a sensação de tato para o telespectador, os animadores, com muito sucesso, dedicaram-se a sensação de cada objeto em cena.



Em 2013, o designer Jinsop Lee abordou este tema em seu TED Talk e defendeu que nossas experiências mais marcantes estão diretamente ligadas a nossos cinco sentidos. Propôs então que, ao projetarmos, deveríamos avaliar nossos projetos em um "gráfico dos cinco sentidos". Assim, seríamos capazes de perceber seus pontos fracos e, possivelmente, aprimorá-los.


"Notamos que a teoria dos cinco sentidos não apenas muda nossa forma de enxergarmos esses produtos, mas também muda a aparência deles" (Lee, Jinsop - 2013)



Diariamente, nós interagimos com objetos e muitas vezes não percebemos que nossos sentidos estão constantemente sendo estimulados. Pode ser através do material de um objeto projetado ou da simples interação deste objeto com o meio em que se encontra. Todo projeto de design deve ser pensado de várias perspectivas e não deve ser diferente com os sentidos.




Comments


  • Ícone do SoundCloud Branco
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • Ícone do Instagram Branco
  • Ícone do Youtube Branco

© 2021 por Lito Kemper. Criando para a disciplina DSG1411 da PUC-Rio

bottom of page